
Ter um pet ( animal de estimação) pode trazer vários benefícios para sua saúde mental e física, além de ser uma fonte de carinho e lazer. Os pets são mais do que simples animais de estimação, eles são membros da família e nos proporcionam alegria e companheirismo.
Os animais de estimação podem ser cachorros, gatos, peixes, pássaros, iguanas, hamster e até outros mais exóticos. Mas acho que os que mais interagem com seus donos e são mais comuns são os cães e gatos.
Deve-se estar ciente que ter um animal de estimação, é ser responsável, saber suprir todas as necessidades desse pet ( saúde, alimentação, vacinas, higiene, despesas no veterinário, brinquedos, passeios, carinho…). Um outro detalhe é ter um pet de acordo com o seu lar e sua personalidade, quem mora em apartamento pequeno seria mais sensato ter um pet menor, quem mora em uma casa grande, ou em um sítio tem a possibilidade de ter pets maiores e até mesmo ter mais de um, mas isso não é uma regra.
Os cães são normalmente muito carinhosos, companheiros, fiéis e amorosos com seus donos. Quem tem cães ou gatos, sentem que eles fazem realmente fazem parte da família, e muitas pessoas não viajam sem seus pets. Há aqueles que deixam seus pets dormirem juntos no quarto, e até mesmo na mesma cama.
Hoje existe muitos acessórios, brinquedos, roupas, camas, enfeites para pets, opções não faltam, e existem até mesmo “shoppings¨ onde você podem encontrar todos os tipos de produtos. Existem creches para pets, onde você pode deixar seu animal de estimação enquanto você trabalha.

Os benefícios de se ter um pet:
1-Redução de estresse: a convivência com um pet ajuda a diminuir o cortisol, o hormônio do estresse. Quem convivi com cães faz exercícios aos leva-los para passear e brincar. Outros estudos mostram que o caráter tranquilo dos gatos diminui a ansiedade, e o ronronar produz uma vibração considerada relaxante.
2-Gatos reduzem risco de AVC (acidente vascular cerebral): um estudo na universidade de Minnesota afirma que gatos podem ser benéficos para prevenir AVC, infarto e outras doenças cardiovasculares. O estudo foi feito durante 20 anos com quase 4.500 pessoas, e percebeu-se que aqueles que não tinham gatos tiveram riscos 40% maior de ataque do coração, e 30% maior de perder a vida por uma doença cardiovascular em relação aos donos de gatos. Esse resultado só foi percebido nas pessoas que tinham gatos, e não incluíram donos de cães. Apesar de não explicar a causa, os cientistas acreditam que os gatos ajudam a relaxar e reduzir o estresse de seus donos.

3-Desenvolvimento social e emocional das crianças: para as crianças assumir tarefas de cuidar de um animal de estimação é muito educativo. Isso ensina que devem ser responsáveis, respeitosos e empáticos com seus pets.

4-Companhia: os pets podem afastar a solidão daqueles que moram sozinhos, muitas vezes das pessoas mais velhas. Os pets ajudam a manter as pessoas mais ativas e são fontes de carinho e lazer.
5-Previne alergias em crianças: há alguns anos, pensava-se que gatos e cachorros poderiam causar alergias em crianças. Mas hoje se sabe que o convívio com pets pode diminuir o risco de asma e dermatite atópica. Acredita-se que “treina¨ o organismo a lidar com agentes externos como poeira e pelos. em algumas pesquisas mostram que conviver com animais influencia a microbiota intestinal que é importante para as defesas do corpo.

6-Ajuda a superar a perda de ente querido: de acordo com o biólogo Rupert Sheldrake, pessoas que tem cães superam melhor a perda de ente querido. Os cães melhoram a autoestima de seus donos, os cães são atenciosos e ajudam seus donos que estão de luto.
7-Ajuda a conhecer outras pessoas: ao levar seu cão para passear, você conhece outras pessoas que também levam seus pets para passear.
8-Fortalece os laços familiares: Cuidar de um animal de estimação em família promove a união e a colaboração entre todos os membros.
Você já tem um pet? Qual o seu sentimento por ele? Quais os agrados que você faz por ele?