Ser resiliente é ter a capacidade de superar problemas e adversidades com tranquilidade, sabedoria e equilíbrio. Uma pessoa resiliente tem a capacidade de adaptar-se as dificuldades, aprender com os erros, e usar as suas experiencias para melhorar a postura diante dos problemas.
A resiliência é vista de diferentes pontos de vista, alguns acham que é um traço da personalidade, outras pessoas pensam que resiliência é como uma estratégia a ser usada numa situação difícil. Mas o que muitos concordam é: ” a resiliência é uma habilidade fundamental para as relações sociais, e ela pode e deve ser desenvolvida e/ou praticada em qualquer etapa das nossas vidas¨.
É preciso autoconhecimento e autoconfiança para desenvolver resiliência. Tendo seus objetivos em mente, e para alcançá-los, normalmente passamos por dificuldades, abrimos mão de algumas ( ou muitas) coisas, e um dos requisitos para conseguir superar os problemas é sendo resiliente.
Muitas vezes parece que estamos numa maré de azar, ou parece que nada dá certo, e para conseguir passar por essas turbulências tem que ser resiliente, e ter uma rede de apoio ( família e amigos) ajuda muito.
Algumas das características de uma pessoa resiliente:
- Capacidade de se adaptar e lidar com problemas: Pessoas resilientes conseguem se adaptar a mudanças e desafios.
- Otimismo: Pessoas resilientes normalmente são otimistas. Por mais difícil que seja a situação, a pessoa resiliente consegue enxergar o lado bom das dificuldades.
- Autoconfiança: Pessoas resilientes costumam ter autoconfiança, sentem firmemente que conseguirão superar as dificuldades.
- Busca de apoio: Pessoas resilientes buscam apoio quando precisam, sendo familiares, amigos ou colegas do trabalho, essa pessoa sabe que conseguirá passar pelas adversidades com ajuda.
- Flexibilidade mental: Pessoas resilientes tem uma maior tolerância à ambiguidade e criatividade. Uma pessoa de baixa resiliência insiste teimosamente em ações que não são efetivas.
- Tenacidade: Pessoas resilientes são persistentes, e conseguem aguentar situações incômodas ou adversas.
- Controle emocional: Uma pessoa resiliente conseguem controlar suas emoções, evita tomar decisões por impulso e evita desentendimentos, consegue manter a racionalidade nas adversidades.
- Tem a capacidade de fazer planos realistas e cumpri-los.
- Pessoas resilientes se enxergam como lutadoras e não como vítimas.
Dicas para construir sua resiliência dia após dia:
- Seja otimista.
- Encare as mudanças como parte da vida.
- Tenha um propósito/ objetivo na vida.
- Pratique o autocuidado.
- Fortaleça sua rede de apoio ( pessoas que você confia).
- Eleve sua capacidade de solucionar problemas.
- Melhore sua proatividade e motivação.
- Desenvolva uma autoimagem positiva e seja confiante em suas habilidades.
- Tenha metas realistas que você consiga concluí-las.
- Olhe as coisas e situações em vários pontos de vista e possibilidades.
Ser resiliente é aprender com as experiências anteriores e assim se desenvolver, sofrer menos, conseguir enxergar oportunidades, e transpor as adversidades.
Você já passou por grandes dificuldades? Conseguiu supera-las? Comente!